Overmundo e a colaboração no fazer jornalismo

20Maio11

O fazer comunicação tem se modificado bastante nos últimos anos, principalmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, que possibilitam que as pessoas estejam conectadas a todo momento. Surge uma tendência a uma lógica comunicacional menos transmissiva e mais colaborativa. Isso é bastante explícito na grande popularidade das chamadas redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter) e na criação de blogs. O usuário não se contenta em consumir o conteúdo, ele quer ser também produtor e possui infra-estrutura mais do que necessária para tanto. Hoje em dia, qualquer aparelho celular é capaz de fotografar, filmar e postar textos na Internet.

Acabou criando-se assim um jornalismo colaborativo, no qual qualquer pessoa, mesmo sem formação de comunicação, consegue produzir conteúdo jornalístico a partir de um assunto que domine e ao qual dê relevância. Isso permite que assuntos que normalmente não seriam pauta das grandes mídias adquiram visibilidade e sejam debatidos pelos interessados. Essa é a ideia principal que motivou a criação do site Overmundo, uma das plataformas completamente colaborativas pioneiras no Brasil. Criado em 2006, o Overmundo é um coletivo virtual que visa dar visibilidade à produção cultural brasileira, tendo foco em salientar sua riqueza e diversidade e privilegiando as manifestações mais marginais. Nenhuma equipe jornalística profissional, por mais bem intencionada que esteja, consegue cobrir toda a produção cultural de um país tão grande quanto o Brasil, e o Overmundo vem possibilitar ao cidadão ser repórter e retratar o seu entorno.

Qualquer pessoa pode se cadastrar no portal e alimentá-lo com textos, músicas, vídeos, discussões, convites para eventos e comentários. Além disso há uma ferramenta de avaliação de cada contribuição, na qual os leitores dão uma nota para a postagem e as mais cotadas ganham maior visibilidade no site.

O conceito de colaboração vai além do conteúdo do site, mas também em sua estrutura. Em código-fonte livre, ele está aberto para que usuários e interessados contribuam em seu desenvolvimento.

Capa da primeira Revista Overmundo

A proposta do Overmundo foi tão bem sucedida que ganhou uma revista eletrônica bimestral. Lançada dia 9 de maio, o veículo está disponibilizado gratuitamente no portal nos formatos pdf e aplicativo para iPad, e trará os assuntos mais relevantes abordados no site, funcionando também num formato colaborativo.

Conheça outros portais colaborativos:

Vc no G1

HaveYourSay

Minha notícia

BrasilWiki

Anúncios


No Responses Yet to “Overmundo e a colaboração no fazer jornalismo”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: